Conhecimento e Verdade
Verdade é
Realidade, o que existe realmente, aquilo que é Real.
Conhecimento é uma representação mental possível dessa Realidade, podendo
corresponder em maior ou menor grau a ela.
A Ciência,
Filosofia e Religião propõem Modelos para a Realidade / Verdade. O homem comum,
constatando a dificuldade em alcançar por si próprio, com segurança, a Verdade,
adota um dos Modelos propostos, ou faz uma combinação pessoal destes.
Diversos
são os modos pelos quais cada um adota um determinado modelo de realidade:
tradição, identificação, conveniências, etc. ou mais comumente uma composição
dinâmica desses diversos fatores.
O Modelo de Realidade descrito por Sri Aurobindo é aqui apresentado
necessariamente segundo uma visão pessoal. Nosso objetivo é oferecer uma
aproximação a uma das obras Magnas de Sri Aurobindo – A Síntese do Yoga. Para
uma compreensão mais abrangente e profunda é importante uma abordagem direta dos
textos de Aurobindo, no original em Inglês.
O
Yoga Integral
O
Yoga Integral de Sri Aurobindo, por ele chamado “Yoga da Auto-Perfeição” (Purna
Yoga) é uma síntese da essência dos principais caminhos de Yoga indianos.
Utilizando-se de métodos do Vedanta (psíquico-espirituais) e incluindo as metas
do Tantra (deleite do Si cósmico na matéria), tem como objetivo a Perfeição
Divina em um corpo humano divinizado, vivendo a vida cotidiana – a Vida Divina
na Matéria. Como todos os caminhos de Yoga, a meta principal é a realização da
unidade com o Divino pessoal, universal e transcendental. Como no Tantra, toma
também como objetivo um deleite divino na matéria. Acrescenta como objetivo
essencial a participação e responsabilidade do indivíduo no processo
evolucionário da natureza, tornando este yoga um Yoga Coletivo que busca a
manifestação plena do Divino na matéria.
A
Evolução da Consciência
Sri Aurobindo
afirma que a evolução é na verdade um progressivo desvelar da Consciência. Este
desvelar inicia com a aparente inconsciência da matéria, passando pela
consciência interiorizada do reino vegetal, alcançando a consciência já
exteriorizada no reino animal, até chegar à consciência mental mais plena no
homem. Mas a evolução não terminaria aí. O próximo passo nessa escala ascendente
de graus de consciência seria a manifestação de um novo estágio de consciência,
chamado por ele de Supramente. Nesse próximo nível o homem estaria próximo do
estado de Perfeição Divina. A transição da consciência desde o estágio de
inconsciência, subconsciência até o estágio mental, teria sido conduzida pela
Natureza através de processos de tentativa e erro, segundo esta direção
predeterminada. A transição da consciência mental até o estágio supramental
estaria, da mesma forma, sendo preparada pela Natureza através dos processos
naturais da vida no ser humano. Nesta perspectiva o Yoga é somente uma
participação ativa nesses processos da Natureza visando acelerar essa transição.
Sri Aurobindo diz que “a vida toda é um Yoga da Natureza buscando manifestar Deus em
si mesma” e “o yoga é uma participação consciente do indivíduo no propósito da
Natureza”.
A
Educação Integral
A Perfeição
Integral proposta pelo Yoga Integral inclui a ampliação e elevação de todos os
poderes ordinários da Mente, Vida e Corpo, utilizados por um Espírito divinizado
em um deleite de existência. O motivo original da existência, segundo Sri Aurobindo,
é a manifestação da Consciência divina una na multiplicidade e o deleite dessa
multiplicidade na Unidade divina. O Yoga Integral, assim entendido como Educação
Integral, visa, além do retorno a essa consciência da Unidade original, também o
desenvolvimento integral do ser humano em todos seus aspectos, incluindo além do
espiritual, o pessoal, social, emocional, estético, físico, sensorial, e também
o conhecimento e a cultura.
O
Processo Central
O movimento
inicial e essencial do Yoga Integral é um voltar-se para dentro em busca do Ser
Psíquico, um concentrar-se no Centro do coração, um viver a partir de dentro, de
nosso centro psíquico, o centro de nosso ser, uma aspiração para que o divino se
manifeste no coração e uma entrega a este princípio aí progressivamente
manifestado para que Ele nos ilumine e nos conduza nesse caminho.
Posteriormente, ou simultaneamente, uma aspiração para que a Paz, Luz e
Conhecimento se derramem sobre nós a partir de cima, e se manifestem no Centro
espiritual, no alto da cabeça.
A
Sadhana no Yoga Integral
Todo o
trabalho – sadhana – do Yoga Integral é somente uma preparação para que o
divino possa, mais facilmente e sem impedimento, progressivamente manifestar-se no
indivíduo e, na medida em que isto ocorrer, encontre um instrumento cada vez
mais preparado, cada vez mais purificado, ampliado e elevado, cada vez mais
apropriado para Seus trabalhos. Essa sadhana deve ser criada e adaptada
pelo próprio indivíduo, segundo as linhas gerais do método indicado por
Sri Aurobindo (em A Síntese do Yoga) e segundo as necessidades e inclinações pessoais de cada um. O ponto
chave da sadhana é a consciência em que se faz o trabalho, e não o
trabalho em si. Para isso, Sri Aurobindo propõe a chave mestra do Yoga, isto é, os
três métodos básicos: Karma (trabalho, ação), Jnana (conhecimento, compreensão)
e Bhakti (devoção, emoção), sem excluir qualquer outra forma à qual o aspirante
sinta-se inclinado.