CASA Sri Aurobindo - Núcleo para o Livre Desenvolvimento da Consciência

A CASA Cursos Publicações Yoga Integral Biblioteca
 

Início    Conceitos    Evolução    TRANSFORMAÇÃO    Sadhana     Resumos    Leituras    Links
 


A Tripla Transformação e o Processo Central do Yoga Integral

A manifestação desse novo estágio da consciência, a supramente, requer a completa transformação da consciência atual. Essa transformação pode ser alcançada através de três movimentos chamados por Sri Aurobindo de a Tripla Transformação: Transformação Psíquica, Transformação Espiritual e Transformação Supramental.

Transformação Psíquica

É buscada através de um movimento (da consciência) para dentro, um voltar-se para o ser interior, para o Ser Psíquico. O aspirante deve mergulhar para dentro, entrar em contato com o centro de seu ser, o ser psíquico “oculto no fundo da caverna do coração” e progressivamente identificar-se com o Si dentro. Deve trazer esse ser psíquico para frente, para fora, agindo exteriormente sempre à partir desse centro psíquico interior, e colocar toda natureza, seu ser inteiro, sob o comando desse ser interior. O esforço do aspirante é por uma abertura para dentro, uma aspiração para que o Divino se manifeste no centro de seu ser e uma entrega à guiança desse ser interior, o Si dentro. O obstáculo principal é a vontade vital (prana psíquico) e a remoção desse obstáculo deve ser feita através da purificação da natureza inferior e sua orientação ao divino. O resultado é que uma guiança, um governar começa à partir de dentro, do ser psíquico.

Transformação Espiritual

É buscada através de uma abertura da consciência para o alto, para as regiões mais altas da mente. O aspirante deve abrir-se ao alto, a uma existência mais alta, a um supremo estado espiritual. O esforço do aspirante é por uma abertura para cima, uma aspiração pela descida da Paz, Força, Conhecimento, Ananda do Supremo, e uma entrega à esse princípio de consciência mais alto que progressivamente se manifesta nele. O obstáculo é o ego e a remoção desse obstáculo deve ser feita através da identificação com o Uno, da identificação com o Todo. O resultado é que uma guiança, um governar começa a partir de cima, do ser espiritual.

Transformação Supramental

É a única transformação propriamente dita. A transformação psíquica e a transformação espiritual são transformações precursoras, preparatórias. Não pode ser conquistada pelo aspirante. É uma dádiva da Graça divina. Pode apenas ser favorecida pela entrega ao divino. Quando a luz e o poder da supramente desce à natureza-terra, traz a real transmutação do subconsciente, do inconsciente, da vontade e do corpo físico. A consciência supramental é inteiramente diferente da consciência mental, e irá descer apenas como uma graça da Mahashakti. O esforço do aspirante deve ser pelo abrir-se à Mahashakti e preparar-se para ser um instrumento apropriado, através da purificação, libertação e perfeição – o Método do Yoga Integral. Aurobindo afirma ainda que a transformação supramental é inevitável na evolução da consciência da terra.

 

Início | A CASA | Cursos | Publicações | Yoga Integral | Biblioteca

CASA Sri Aurobindo © 2003-2012
casa_sri_aurobindo@yahoo.com.br