A
Tripla Transformação e o Processo Central do Yoga Integral
A
manifestação desse novo estágio da consciência, a supramente, requer a completa
transformação da consciência atual. Essa transformação pode ser alcançada
através de três movimentos chamados por Sri Aurobindo de a Tripla Transformação:
Transformação Psíquica, Transformação Espiritual e Transformação Supramental.
Transformação Psíquica
É buscada
através de um movimento (da consciência) para dentro, um voltar-se para o ser
interior, para o Ser Psíquico. O aspirante deve mergulhar para dentro, entrar em
contato com o centro de seu ser, o ser psíquico “oculto no fundo da caverna do
coração” e progressivamente identificar-se com o Si dentro. Deve trazer esse ser
psíquico para frente, para fora, agindo exteriormente sempre à partir desse
centro psíquico interior, e colocar toda natureza, seu ser inteiro, sob o
comando desse ser interior. O esforço do aspirante é por uma abertura para
dentro, uma aspiração para que o Divino se manifeste no centro de seu ser e uma
entrega à guiança desse ser interior, o Si dentro. O obstáculo principal é a
vontade vital (prana psíquico) e a remoção desse obstáculo deve ser feita
através da purificação da natureza inferior e sua orientação ao divino. O
resultado é que uma guiança, um governar começa à partir de dentro, do ser
psíquico.
Transformação
Espiritual
É buscada
através de uma abertura da consciência para o alto, para as regiões mais altas
da mente. O aspirante deve abrir-se ao alto, a uma existência mais alta, a um
supremo estado espiritual. O esforço do aspirante é por uma abertura para cima,
uma aspiração pela descida da Paz, Força, Conhecimento, Ananda do Supremo, e uma
entrega à esse princípio de consciência mais alto que progressivamente se
manifesta nele. O obstáculo é o ego e a remoção desse obstáculo deve ser feita
através da identificação com o Uno, da identificação com o Todo. O resultado é
que uma guiança, um governar começa a partir de cima, do ser espiritual.
Transformação
Supramental
É a única
transformação propriamente dita. A transformação psíquica e a transformação
espiritual são transformações precursoras, preparatórias. Não pode ser
conquistada pelo aspirante. É uma dádiva da Graça divina. Pode apenas ser
favorecida pela entrega ao divino. Quando a luz e o poder da supramente desce à
natureza-terra, traz a real transmutação do subconsciente, do inconsciente, da
vontade e do corpo físico. A consciência supramental é inteiramente diferente da
consciência mental, e irá descer apenas como uma graça da Mahashakti. O esforço
do aspirante deve ser pelo abrir-se à Mahashakti e preparar-se para ser um
instrumento apropriado, através da purificação, libertação e perfeição – o
Método do Yoga Integral. Aurobindo afirma ainda que a transformação supramental
é inevitável na evolução da consciência da terra.