CASA Sri Aurobindo - Núcleo para o Livre Desenvolvimento da Consciência

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INFORMAÇÕES

 

5. Kurukshetra (01)

ANTES de que possamos prosseguir seguindo os grandes passos do Mestre do Gita, para observar seu traçar o caminho triuno do homem, - o caminho que é o de sua vontade, coração e pensamento, elevando-se ao Altíssimo e ao ser daquilo, que é o objetivo supremo de toda ação, amor e conhecimento, devemos considerar mais uma vez a situação a partir da qual o Gita surge, mas agora em seus âmbitos mais amplos, como uma representação da vida humana e até de toda a existência de mundo. Pois, embora Arjuna se preocupe apenas com sua própria situação, sua luta interior e a lei de ação que ele deve seguir, ainda assim, como vimos, na questão particular que ele coloca, a maneira como ele a suscita, realmente surge toda a questão da vida e da ação humana, o que é o mundo e por que ele é, e como possivelmente, sendo o que é, a vida aqui no mundo pode ser reconciliada com a vida no Espírito. E toda essa questão profunda e difícil, o Professor insiste em resolver como o próprio fundamento de seu comando para uma ação que deve proceder a partir de um novo equilíbrio de ser e à luz de um conhecimento libertador.

Sri Aurobindo, Essays on the Gita, First Series - pg. 39

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O medo da morte e os quatro métodos de conquistá-lo (05)
(respostas à perguntas)

Assim, é difícil dar mais detalhes aqui sobre a própria ciência, exceto dizer que a base indispensável dos estudos ocultos é um reconhecimento da realidade concreta e objetiva dos muitos estados do ser e dos mundos internos, que é uma aplicação psicológica da teoria do espaço de quatro dimensões ou multidimensional.

A ciência oculta poderia assim ser definida como uma objetivação concreta, no mundo das formas, do que as disciplinas espirituais ensinam do ponto de vista puramente psicológico. Os dois devem se complementar pela perfeição do autodesenvolvimento e ação integral. O conhecimento oculto sem disciplina espiritual é um instrumento perigoso, tanto para aquele que o usa quanto para os outros, se cair em mãos impuras. O conhecimento espiritual sem a ciência oculta carece de precisão e certeza em seus resultados objetivos; é todo-poderoso apenas no mundo subjetivo. Os dois, quando combinados em ação interna ou externa, são irresistíveis e são instrumentos apropriados para a manifestação do poder supramental.

Bulletin, abril de 1954.

A Mãe, On Education, pg. 91

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