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VIII. Sankhya e Yoga (05)

Isso tem que ser dito de modo a evitar qualquer confusão de pensamento que possa ser criada pelo uso de palavras familiares em uma conotação mais ampla do que o sentido técnico que é no momento familiar a nós. Ainda assim, tudo o que é essencial nos sistemas Sankhya e Yoga, tudo neles que é grande, amplo e universalmente verdadeiro, é admitido pelo Gita, mesmo que não se limite a eles como as escolas em oposição. Seu Sankhya é o Sankhya universal e vedântico tal como o encontramos em seus primeiros princípios e elementos na grande síntese Vedanta dos Upanishads e nos desenvolvimentos posteriores dos Puranas. Sua ideia de Yoga é aquela grande idéia de uma prática e mudança interior principalmente subjetivas, necessária para a descoberta do Eu ou a união com Deus, da qual o Raja yoga é apenas uma aplicação especial. O Gita insiste que Sankhya e Yoga não são dois sistemas diferentes, incompatíveis e discordantes, mas um em seus princípios e objetivos; diferem apenas em seu método e ponto de partida.

Sri Aurobindo, Essays on the Gita, First Series - pg. 70

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Julgamento Correto (03)

Somente quem está acima de toda atração e repugnância, todos os desejos e preferências, pode considerar todas as coisas com perfeita imparcialidade; a percepção puramente objetiva de seus sentidos torna-se como a de um mecanismo extremamente delicado e sem falhas, que se beneficia da luz de uma consciência viva.

Aqui também a disciplina iogue nos ajudará a construir personagens de tal nobreza que possam se tornar instrumentos da verdade.

Boletim de novembro de 1949.

A Mãe, On Education, pg. 263

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