CASA Sri Aurobindo - Núcleo para o Livre Desenvolvimento da Consciência

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4. A Essência do Ensinamento (12)

O Gita só pode ser compreendido, como qualquer outro grandioso trabalho do tipo, estudando-o em sua totalidade e como um argumento em desenvolvimento. Mas os intérpretes modernos, desde o grande escritor Bankim Chandra Chatterji, que primeiro deram ao Gita esse novo sentido de um Evangelho do Dever, atribuiram uma ênfase quase exclusiva nos primeiros três ou quatro capítulos e àqueles sobre a idéia de igualdade, na expressão kartavyam karma, o trabalho que deve ser feito, que eles descrevem como dever, e na frase "Você tem direito à ação, mas nenhum direito aos frutos da ação", que agora é popularmente citada como o grande ensinamento, mahav akya, do Gita. Os dezoito capítulos restantes, com sua elevada filosofia, recebem uma importância secundária, exceto, na verdade, a grande visão no décimo primeiro capítulo. Isto, naturalmente, é o suficiente para a mente moderna, que é, ou foi até ontem, inclinada a ser impaciente com sutilezas metafísicas e buscas espirituais distantes, ansiosa para começar a trabalhar e, como o próprio Arjuna, preocupada principalmente com uma lei prativável sobre trabalhos, um dharma. Mas esse é o modo errado para se lidar com esta Escritura.

Sri Aurobindo, Essays on the Gita, First Series - pg. 35

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O medo da morte e os quatro métodos de conquistá-lo (12)

Nós chegamos agora à batalha mais terrível de todas, a batalha física que é travada no corpo; pois ela é continua, sem descanso ou trégua. Começa no nascimento e só pode terminar com a derrota de um dos dois combatentes: a força de transformação e a força da desintegração. Eu digo no nascimento, pois, de fato, os dois movimentos estão em conflito desde o momento em que se vem ao mundo, embora o conflito se torne consciente e deliberado muito mais tarde. Pois cada indisposição, cada doenças, todas as malformações, mesmo acidentes, são o resultado da ação da força da desintegração, assim como o crescimento, o desenvolvimento harmonioso, a resistência ao ataque, a recuperação da doença, todo retorno ao funcionamento normal, todas as melhorias progressivas, são decorrentes da ação da força de transformação. Mais tarde, com o desenvolvimento da consciência, quando a luta se torna deliberada, ela se transforma em uma corrida frenética entre os dois movimentos opostos e rivais, uma corrida para ver qual atingirá seu objetivo primeiro, a transformação ou a morte.

A Mãe, On Education, pg. 86

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