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SEMANA SRI AUROBINDO 2017 - INFORMAÇÕES


O Discípulo Humano (10)

O caráter dessa crise interna não é, portanto, o questionamento do pensador; não é um recuar-se das aparências da vida nem um voltar o olhar para dentro em busca da verdade das coisas, do real significado da existência e uma solução ou um escapar da escura batalha do mundo. É a revolta sensorial, emocional e moral do homem até então satisfeito com a ação e seus correntes padrões e que se encontra lançado por eles em um horrendo caos onde eles estão em violento conflito um com o outro e com entre eles próprios e não resta nenhum suporte moral, nada para se apegar e seguir em frente, nenhum dharma . Isto, para a alma de ação no ser mental é a pior crise, fracasso e derrota possíveis; no plano sensorial, o sentimento elementar de horror, piedade e desgosto; no plano vital, a perda de atração e fé nos objetos conhecidos e familiares de ação e metas da vida; no plano emocional, o recuar-se dos sentimentos ordinários do homem social, o afeto, reverência, desejo de uma felicidade e satisfação comuns, de um rigoroso dever que ultraja a todos; moralmente, o sentido elementar de pecado e danação e rejeição dos "desfrutes veementes"; praticamente, a sensação de que os padrões de ação conduziram a um resultado que destrói as metas práticas da ação. Mas o desfecho é aquela total falência interior que Arjuna expressa quando diz que todo o seu ser consciente, não o pensamento apenas, mas o coração e os desejos vitais e tudo o mais, estão extremamente desnorteados e não conseguem encontrar o dharma em nenhum lugar, em nenhum lugar nenhuma lei de ação válida. Somente por isso ele toma refúgio como um discípulo de Krishna; dê-me, pede ele praticamente, aquilo que eu perdi, uma verdadeira lei, uma clara regra de ação, um caminho no qual eu possa novamente caminhar confiante. Ele não pede pelo segredo da vida ou do mundo, o significado de tudo isso, mas por um dharma.

Sri Aurobindo, Essays on the Gita, First Series

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Previsão (02)

Para resolver o problema, deve-se saber que, para começar, todas as criaturas vivas, e mais especialmente os seres humanos, são formadas por uma combinação de várias entidades que se reunem, se interpenetram, às vezes se organizam e se complementam, às vezes se opõem e se contradizem. Cada um desses seres ou estados de ser pertence a um mundo próprio e carrega dentro de si seu próprio destino, seu próprio determinismo. E é a combinação de todos esses determinismos, às vezes muito heterogênea, que resulta no destino do indivíduo. Mas como a organização e relação de todas essas entidades podem ser alteradas pela disciplina pessoal e pelo esforço da vontade, como esses vários determinismos agem uns sobre os outros de acordo com a concentração da consciência, sua combinação é quase sempre variável e, portanto, imprevisível.

A Mãe, On Education, pg. 77

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