CASA Sri Aurobindo - Núcleo para o Livre Desenvolvimento da Consciência

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SEMANA SRI AUROBINDO 2017 - INFORMAÇÕES


4. A Essência do Ensinamento (01)

Nós conhecemos o Mestre divino, nós vimos o discípulo humano; resta formar uma clara concepção da doutrina. Uma clara concepção focando a ideia essencial, o núcleo central do ensinamento é especialmente necessário aqui porque o Gita, com seu rico e multifacetado pensamento, sua apreensão sintética de diferentes aspectos da vida espiritual e o fluente movimento de seus argumentos, conduz, mais que outras escrituras, a representações unilaterais equivocadas originadas de uma intelectualidade partidária. O inconsciente ou semi-consciente apoderar-se de fatos e palavras e ideias para ajustarem-se à noções preconcebidas de doutrina e princípios de preferência pessoal é reconhecido pelos estudiosos de lógica indianos como uma das mais frutíferas fontes de falácia; e é, talvez, a mais difícil, mesmo para os mais conscienciosos pensadores, de se evitar. Pois a razão humana é incapaz de sempre policiar-se a esse respeito; é sua verdadeira natureza apegar-se a alguma conclusão, ideia ou princípio parciais, tornar-se seu partidário e fazer disso a chave para toda verdade, e tem uma faculdade infinita de voltar-se sobre si mesmo de modo a evitar a detecção, em suas operações, dessa fraqueza necessária e estimada. O Gita empresta-se facilmente a esse tipo de erro, porque é fácil torná-lo um partidário de nossa doutrina ou dogma atribuindo uma ênfase particular em um de seus aspectos ou mesmo em algum texto saliente e enfático e colocando todos os dezoito capítulos restantes como um pano de fundo, ou tornando-os um ensinamento subordinado e auxiliar.

Sri Aurobindo, Essays on the Gita, First Series

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Transformação (03)

Repito, essa inversão é repentina. Algo se abre dentro de você e, de repente, você se encontra em um mundo novo. A mudança pode não ser final e definitiva logo de início; às vezes requer tempo para se estabelecer de forma permanente e se tornar sua natureza normal. Mas uma vez que a mudança ocorreu, ela está lá, em princípio, de uma vez por todas; e então o que é necessário é expressá-la gradualmente nos pormenores da vida prática. A primeira manifestação da consciência transformada sempre parece ser abrupta. Você não sente que está mudando devagar e gradualmente de um estado para outro; você sente que, de repente, está acordado ou que nasceu de novo. Nenhum esforço da mente pode levá-lo a este estado, pois com a mente você não pode imaginar o que é e nenhuma descrição mental pode ser adequada.

Esse é o ponto de partida de toda transformação integral.

Boletim, agosto de 1950.

A Mãe, On Education, pg. 81

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