CASA Sri Aurobindo - Núcleo para o Livre Desenvolvimento da Consciência

A CASA Cursos Publicações Yoga Integral Biblioteca
 

Início    NOTA BIBLIOGRÁFICA    Condições    Bases    A Síntese do Yoga

 

SOBRE A SÍNTESE DO YOGA

A “Síntese do Yoga” surgiu inicialmente em uma série de artigos na revista mensal Arya, desde seu primeiro número. Setenta e dois capítulos, precedidos por cinco capítulos introdutórios, haviam sido publicados até janeiro de 1921, quando a revista encerrou sua publicação deixando a série incompleta.

Em 1948, os primeiros onze capítulos do texto publicado originalmente na revista, extensivamente revisado, ampliado e expandido em doze capítulos, foi publicado como “A Síntese do Yoga – Parte I, O Yoga dos Trabalhos Divinos”, por Sri Aurobindo Library, Madras. Este mesmo texto foi reeditado pelo Sri Aurobindo Ashram, em uma segunda edição em 1953. O mesmo texto foi também publicado separadamente em 1950 por Sri Aurobindo Library, New York, como “A Síntese do Yoga – Livro I”. Essa edição americana incluiu um índice e um glossário.

Em 1955, o Sri Aurobindo International University Centre, Pondicherry, publicou a primeira edição combinada da Síntese do Yoga como o Volume IV de sua coleção dos trabalhos de Sri Aurobindo sob o título “On Yoga I: The Synthesis of Yoga”. Todos os capítulos do livro, revisados ou não revisados, foram incluídos nessa edição, cujo texto foi utilizado em todas as edições subseqüentes. Os cinco capítulos introdutórios foram reimpressos a partir do texto da revista Arya. Os capítulos I a XII foram tomados da edição de 1948 e foi acrescentado o capítulo XIII, incompleto, a partir dos manuscritos originais do autor, formando a “Parte I, O Yoga dos Trabalhos Divinos”. A “Parte II: O Yoga do Conhecimento Integral” são os capítulos XIII a XL do texto original da revista Arya (estes capítulos foram superficialmente revisados por Sri Aurobindo). As partes III e IV receberam o título “O Yoga do Amor Divino” e “O Yoga da Auto-Perfeição” respectivamente, compreendendo os capítulos restantes da série publicada na revista Arya.

Deve ser notado que embora esse texto seja completo na medida em que inclui todo o material disponível, “A Síntese do Yoga”, como um todo, nunca foi completada. “O Yoga da Auto-Perfeição” não apenas foi deixado inacabado, mas uma seção adicional proposta nunca foi iniciada. Deve também ser lembrado que apenas a primeira parte, “O Yoga dos Trabalhos Divinos”, foi editada durante a vida de Sri Aurobindo em uma forma inteiramente revisada. A segunda e mais especialmente a terceira e quarta partes devem ser consideradas como pertencendo a um período anterior.

A segunda impressão da primeira edição combinada foi editada pelo Sri Aurobindo International University Centre em 1957. Em 1965 o Sri Aurobindo International Centre of Education, Pondicherry, realizou uma segunda edição. A terceira e quarta edições (1970), entituladas simplesmente “A Síntese do Yoga”, compreendem os Volumes 20 e 21 do Sri Aurobindo Birth Centenary Library, edições de luxo e populares, respectivamente. A edição popular era uma reprodução facsimile da edição de luxo. A quinta edição foi similarmente reproduzida, mas em um formato de tamanho reduzido. Existem duas impressões dessa edição – 1971 e 1973. Ambas foram editadas pelo Sri Aurobindo Ashram Trust, Pondicherry.

O Texto da sexta edição é o mesmo daquele da quinta edição, com algumas correções de menor importância, na maioria erros tipográficos. A adição de um índice a constituiu uma nova edição.

Trechos de duas cartas de Sri Aurobindo abordando A Síntese do Yoga

“A Síntese do Yoga” não pretendia dar um método para todos seguirem. Cada aspecto do Yoga foi abordado separadamente com todas as suas possibilidades, e uma indicação sobre como eles poderiam se encontrar, de modo que uma pessoa, iniciando pelo Conhecimento, pudesse realizar Karma e Bhakti também e, da mesma maneira, com os outros caminhos. Era intenção, quando “A Auto-Perfeição” (Parte IV) foi terminada, sugerir um modo no qual tudo pudesse ser combinado, mas isto nunca foi escrito.
18-5-1936

Quando os últimos capítulos de “A Síntese do Yoga” foram escritos na revista Arya, o termo “sobremente” ainda não havia sido encontrado, de modo que não há menção a ele. O que é descrito naqueles capítulos é a ação da supramente quando ela desce para dentro do plano da sobremente e toma os trabalhos da sobremente e os transforma. A supramente mais alta ou gnose Divina existente em si própria, é algo que repousa além, calma e quieta acima. Era intenção nos últimos capítulos, mostrar o quão difícil mesmo isto era e quantos muitos níveis existem entre a mente humana e a supramente e como mesmo a supramente descendo poderia se tornar misturada com a ação mais baixa e transformada em algo que era menos que a verdadeira Verdade. Mas esses últimos capítulos não foram escritos.
13-4-1932

Início | A CASA | Cursos | Publicações | Yoga Integral | Biblioteca

CASA Sri Aurobindo © 2003-2012
casa_sri_aurobindo@yahoo.com.br