SOBRE A SÍNTESE DO YOGA
A “Síntese do Yoga” surgiu inicialmente em uma série de
artigos na revista mensal Arya, desde seu primeiro número. Setenta e dois
capítulos, precedidos por cinco capítulos introdutórios, haviam sido publicados
até janeiro de 1921, quando a revista encerrou sua publicação deixando a série
incompleta.
Em 1948, os primeiros onze capítulos do texto publicado
originalmente na revista, extensivamente revisado, ampliado e expandido em doze
capítulos, foi publicado como “A Síntese do Yoga – Parte I, O Yoga dos Trabalhos
Divinos”, por Sri Aurobindo Library, Madras. Este mesmo texto foi reeditado pelo
Sri Aurobindo Ashram, em uma segunda edição em 1953. O mesmo texto foi também
publicado separadamente em 1950 por Sri Aurobindo Library, New York, como “A
Síntese do Yoga – Livro I”. Essa edição americana incluiu um índice e um
glossário.
Em 1955, o Sri Aurobindo International University Centre,
Pondicherry, publicou a primeira edição combinada da Síntese do Yoga como o
Volume IV de sua coleção dos trabalhos de Sri Aurobindo sob o título “On Yoga I:
The Synthesis of Yoga”. Todos os capítulos do livro, revisados ou não revisados,
foram incluídos nessa edição, cujo texto foi utilizado em todas as edições
subseqüentes. Os cinco capítulos introdutórios foram reimpressos a partir do
texto da revista Arya. Os capítulos I a XII foram tomados da edição de 1948 e
foi acrescentado o capítulo XIII, incompleto, a partir dos manuscritos originais
do autor, formando a “Parte I, O Yoga dos Trabalhos Divinos”. A “Parte II: O
Yoga do Conhecimento Integral” são os capítulos XIII a XL do texto original da
revista Arya (estes capítulos foram superficialmente revisados por Sri
Aurobindo). As partes III e IV receberam o título “O Yoga do Amor Divino” e “O
Yoga da Auto-Perfeição” respectivamente, compreendendo os capítulos restantes da
série publicada na revista Arya.
Deve ser notado que embora esse texto seja completo na medida
em que inclui todo o material disponível, “A Síntese do Yoga”, como um todo,
nunca foi completada. “O Yoga da Auto-Perfeição” não apenas foi deixado
inacabado, mas uma seção adicional proposta nunca foi iniciada. Deve também ser
lembrado que apenas a primeira parte, “O Yoga dos Trabalhos Divinos”, foi
editada durante a vida de Sri Aurobindo em uma forma inteiramente revisada. A
segunda e mais especialmente a terceira e quarta partes devem ser consideradas
como pertencendo a um período anterior.
A segunda impressão da primeira edição combinada foi editada
pelo Sri Aurobindo International University Centre em 1957. Em 1965 o Sri
Aurobindo International Centre of Education, Pondicherry, realizou uma segunda
edição. A terceira e quarta edições (1970), entituladas simplesmente “A Síntese
do Yoga”, compreendem os Volumes 20 e 21 do Sri Aurobindo Birth Centenary
Library, edições de luxo e populares, respectivamente. A edição popular era uma
reprodução facsimile da edição de luxo. A quinta edição foi similarmente
reproduzida, mas em um formato de tamanho reduzido. Existem duas impressões
dessa edição – 1971 e 1973. Ambas foram editadas pelo Sri Aurobindo Ashram Trust,
Pondicherry.
O Texto da sexta edição é o mesmo daquele da quinta edição,
com algumas correções de menor importância, na maioria erros tipográficos. A
adição de um índice a constituiu uma nova edição.
Trechos de duas cartas de Sri Aurobindo abordando A
Síntese do Yoga
“A Síntese do Yoga” não pretendia
dar um método para todos seguirem. Cada aspecto do Yoga foi abordado
separadamente com todas as suas possibilidades, e uma indicação sobre como eles
poderiam se encontrar, de modo que uma pessoa, iniciando pelo Conhecimento,
pudesse realizar Karma e Bhakti também e, da mesma maneira, com os outros
caminhos. Era intenção, quando “A Auto-Perfeição” (Parte IV) foi terminada,
sugerir um modo no qual tudo pudesse ser combinado, mas isto nunca foi escrito.
18-5-1936
Quando os últimos capítulos de “A Síntese do Yoga” foram
escritos na revista Arya, o termo “sobremente” ainda não havia sido encontrado,
de modo que não há menção a ele. O que é descrito naqueles capítulos é a ação da
supramente quando ela desce para dentro do plano da sobremente e toma os
trabalhos da sobremente e os transforma. A supramente mais alta ou gnose Divina
existente em si própria, é algo que repousa além, calma e quieta acima. Era
intenção nos últimos capítulos, mostrar o quão difícil mesmo isto era e quantos
muitos níveis existem entre a mente humana e a supramente e como mesmo a
supramente descendo poderia se tornar misturada com a ação mais baixa e
transformada em algo que era menos que a verdadeira Verdade. Mas esses últimos
capítulos não foram escritos.
13-4-1932