A CASA

A CASA Sri Aurobindo é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter cultural, filosófico e de desenvolvimento espiritual, fundada em 1971 em Salvador – Bahia, por Rolf Gelewski.

É uma entidade que procura estar a serviço do ideal e trabalho de Sri Aurobindo e d’A Mãe, formada por pessoas que se abrem a eles e forte e conscientemente assumem este compromisso.

Atualmente, tem sua sede em Belo Horizonte – MG, à Rua Senhora das Graças, nº 16 – sala 110. Grupos de colaboradores livres localizados em diversas cidades do país constituem o corpo da CASA.

Isenta de caráter doutrinário, religioso ou sectário, tem por finalidade promover o livre desenvolvimento da consciência, através do estudo da concepção filosófica e formulação prática denominada Yoga Integral, por Aurobindo Ghose (Sri Aurobindo) e os ensinamentos de Mira Alfassa (A Mãe).

Este objetivo é buscado principalmente através da realização de um trabalho de auto-conhecimento e formação cultural baseado em tais ensinamentos, utilizando sobretudo o instrumental didático-pedagógico desenvolvido por Rolf.

Sua atividade principal nesta área é a promoção de eventos semestrais de âmbito nacional, os Encontros CASA, em janeiro, e a Semana Sri Aurobindo, em julho. Realiza também trabalhos regulares em sua Sede, em Belo Horizonte. Seu principal veículo de divulgação é a Revista Ananda, publicação periódica contendo textos de Sri Aurobindo, d’A Mãe e outros autores.

Histórico

A CASA Sri Aurobindo foi fundada em 15 de setembro de 1971, por Rolf Gelewski, em Salvador – Bahia, como expressão da possibilidade de se aspirar, em grupo, a um sentido maior, universal de vida, com base numa intensificação e transformação de consciência, e para tal buscando orientação nos ensinamentos de Sri Aurobindo e de sua colaboradora-sucessora Mira Alfassa, chamada A Mãe.

É criada a partir da comunidade da CASA, formada por pessoas que, junto a Rolf, se dedicaram ao trabalho de tradução e divulgação das obras de Sri Aurobindo e d’A Mãe. Inicia-se o trabalho de tradução e publicação de Livros e a publicação da Revista Ananda. Rolf se dedica a um trabalho de expansão, desenvolve material didático próprio com base no conceito de Educação Integral e ministra cursos e palestras em diversas cidades do país. Núcleos e grupos de colaboradores livres são formados em muitas dessas cidades.

Em 1978 a comunidade da CASA foi deslocada para São José do Rio Preto – SP, onde aí permaneceu até 1980. A comunidade como tal deixa de existir em janeiro de 1980, tornando-se uma “comunidade livre” constituída por um número crescente de colaboradores e de pessoas afins. A Sede, denominada “Centro”, deslocou-se então para a cidade de São Paulo – SP, onde permaneceu entre 1980 e 1985.

Em 1985 deslocou-se novamente para Salvador, onde permaneceu até 1990 quando, a partir de um trabalho de Visão do Futuro, foi desmembrada em quatro Centrais: Administração, Educação, Publicações e Pesquisa, situadas em Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e Belo Horizonte, respectivamente.

Em 2000, decidiu-se pela reunião das quatro Centrais em uma única entidade, a Sede, que ficou estabelecida em Belo Horizonte, e a reativação dos Grupos de colaboradores livres, nas diversas cidades onde a CASA tem seus Núcleos.

Contando com a participação ativa desses colaboradores, a CASA propõe-se à vivência de uma consciência intensificada e ampliada que, fiel ao ensinamento de Sri Aurobindo, busca união permanente com o Mais Alto, abraçando vida e trabalho como campo de crescimento e serviço.

Fundamentos

CASA SRI AUROBINDO - FUNDAMENTOS E PREMISSAS

Tentar explicar a experiência e proposta da Casa Sri Aurobindo é, sobretudo, falar de como a experiência de um homem, um dançarino – Rolf Gelewski –, como movimento corporal consciente se transformou para ele em porta de acesso a dimensões mais altas e mais profundas de seu ser individual bem como às raízes da experiência humana de viver e expressar-se por meio de um corpo físico; de como ele transformou sua experiência em propostas capazes de beneficiar não somente a dançarinos, mas a toda pessoa interessada e disposta a experimentar o movimento não só como fator de bem estar físico, mas de crescimento pessoal integral.

OBJETIVOS PRÁTICOS DA CASA

Traduzir para o português as obras de cunho educacional, cultural e espiritual de Sri Aurobindo, d’A Mãe, bem como de outros autores, de pensamento e visão congêneres e/ou complementares, assim como publicar trabalhos, métodos, exercícios e materiais a partir da própria experiência desenvolvida por Rolf Gelewski e pelo grupo de colaboradores da CASA;

Realizar um amplo trabalho educacional de acordo com seus princípios, mediante palestras, aulas, cursos, recitais de dança espontânea, seminários, fitas gravadas, livros e demais publicações. E ainda, manter intercâmbio e participar de eventos promovidos por instituições congêneres educacionais, culturais e espirituais;

Manter acervo bibliográfico (biblioteca para atendimento aos colaboradores e público em geral) e fitotecas de apoio ao desenvolvimento das diversas atividades;

Possibilitar às pessoas que queiram doar-se à realização dos objetivos da CASA, integrar-se aos trabalhos, cursos, treinamentos e experiências em geral, numa busca de identificação com os princípios básicos do Yoga Integral de Sri Aurobindo, assim como aceitá-las em estágios.

A casa organiza eventos idealizados por Rolf Gelewski, com cursos ministrados por integrantes da CASA, por colaboradores livres e por convidados especiais, duas vezes por ano: os “ENCONTROS CASA” em janeiro, e a “SEMANA SRI AUROBINDO” em julho. Estes eventos têm de três a cinco dias de duração, com programação intensa e diversificada, possibilitando aos participantes hospedagem e alimentação no próprio local das atividades por todo o período. Nessas ocasiões, realiza também  o “Treinamento Especial de Colaboradores” – TREINESP,  com dois a três  dias de duração, em geral antecedendo os períodos dos eventos acima. O “TREINESP” tem a finalidade de aproximar e desenvolver os vários Colaboradores das diversas cidades onde a CASA tem seus Grupos  de trabalho e também aos colaboradores isolados e é realizado sempre gratuitamente.

A vida, em todos os seus graus, do elementar até o mais elevado, busca felicidade e luz. E nossa dança, o movimento concentrador, libertador e transformador do ser humano, ajuda nesta busca. Através da dança, do movimento e deleite criativos, podemos despertar, descobrir-nos, podemos caminhar, pode o ser humano fazer sua viagem do não-ser ao ser verdadeiro, da escuridão à Luz, da morte à imortalidade”.
ROLF GELEWSKI

SRI AUROBINDO (1872 - 1950)

Poeta, pensador yogue e mestre espiritual indiano. Dotado de poderosa e abrangente visão de síntese, integrou os modos de consciência do Oriente e do Ocidente. Formulando os princípios de um Yoga Integral, anunciou e preparou, em escala individual e coletiva, a manifestação iminente de um grau de consciência até então imanifesto, a Supramente, ou a Consciência-Verdade, na qual se integram dinamicamente o indivíduo e o todo, a Matéria transformada e o Espírito.

Foi educado na Inglaterra, posteriormente tornando-se um líder para a libertação da Índia do domínio Britânico. Começou a praticar o Yoga não apenas como um trabalho espiritual, mas para obter uma força interior para uso nos bastidores da cena política. Como progrediu muito rapidamente no Yoga, decidiu deixar o movimento revolucionário para dedicar-se integralmente ao Yoga.

Seus textos não são o resultado de um trabalho intelectual, mas relatos de suas próprias experiências espirituais. A partir destas, formulou, entre outros, sua “Síntese do Yoga”, ou o “Yoga Integral” onde unifica os princípios das diversas linhas de yoga em um todo harmônico e coerente. Essencialmente, Aurobindo diz que a evolução ainda não terminou, que um novo princípio de consciência deve emergir, a Supramente, e o Yoga é uma tomada de consciência e um auxiliar conscientemente a Natureza em seu processo evolucionário.

Notas Biográficas
The Open University
Man’s Religious Quest
Units 6, 7 and 8: Hindu Patterns of Liberation
The Open University Press, 1978, Manchester, England

Sri Aurobindo foi influenciado pela cultura europeia (foi educado na Inglaterra), escreveu, pelo menos parcialmente, para leitores europeus, e foi profundamente preocupado com problemas modernos, como a independência da Índia, a influência dos modos de pensamento ocidentais e cristãos, considerando que pelo menos o sistema de valores ocidental parecia ser mais progressivo.

É considerado neo-hindu, isto é, apresenta continuidade com a tradição hindu, mas ao mesmo tempo representa uma ruptura significativa com aquela tradição.

Aurobindo representa uma síntese de opostos aparentemente irreconciliáveis: é ao mesmo tempo ocidental e oriental, antigo e contemporâneo, místico (disciplina espiritual) e infalivelmente prático (ativismo histórico).

Diferentemente de qualquer outro mestre indiano moderno, a influência de Sri Aurobindo somente agora (1980) está começando a se propagar. Nos anos vindouros, o significado de seus ensinamentos serão cada vez mais difíceis de serem separados do significado dado a esses ensinamentos pelas atividades de seus discípulos. Portanto, Sri Aurobindo não é somente um grande mestre espiritual, mas ele pode ser apropriado por um movimento religioso ou um culto em formação.

Sri Aurobindo meditou sobre o Gita durante o ano em que esteve preso em Alipur (1908-1909) por envolvimento revolucionário contra o imperialismo britânico na India. Posteriormente (1912-1921) escreveu comentários sobre o Gita tentando mostrar que cada um dos yogas do Gita – Karma (ação impessoal), Jnana (conhecimento do Si) e Bhakti (entrega ao Divino) – precisa ser compreendido e praticado em uma estrutura maior e mais integral.

A peculiaridade do pensamento de Sri Aurobindo é ressaltada na questão da Não Violência, característica de todas as formas de Yoga. Sri Aurobindo sustenta que em algumas situações a violência pode ser necessária. Em 1942 foi o único entre todos os mestres espirituais indianos que insistiu que era o dever da Índia juntar-se à Inglaterra na luta contra os Nazistas, pois o processo evolucionário poderia ser significativamente retardado por aquilo que ele chamava “os poderes da escuridão”.

Sri Aurobindo retirou-se das atividades políticas em 1910 e dedicou todas as suas energias à disciplina do conhecimento espiritual. Durante seus primeiros anos em Pondicherry ele afirmou que estava suficientemente avançado em técnicas de meditação para ser capaz de pôr sua mente em contato com fontes mais profundas de conhecimento ou verdade. Ele também meditou sobre os ensinamentos dos Vedas, Upanishads e Bhagavad Gita. Entre 1914 e 1921, a experiência e insights obtidos durante os quatro anos anteriores resultaram em mais de 4000 páginas de escritos filosóficos e espirituais (A Vida Divina, A Síntese do Yoga, Ensaios sobre o Gita, O Ciclo Humano, O Ideal da Unidade Humana, Segredos do Veda). O tratado espiritual “A Vida Divina” (1000 páginas) contém suas teorias originais sobre o Conhecimento, Realidade, Si, e os Estágios da Evolução. Todas essas teorias foram influenciadas por sua experiência no Yoga.

Sri Aurobindo explicou em uma carta a um discípulo que nunca foi um filósofo, mas aquilo era resultado de sua prática de Yoga, ele apenas expressava, em um nível intelectual, os insights que ele tinha atingido pela experiência espiritual. É então importante compreender que o conteúdo da filosofia de Aurobindo é baseado mais essencialmente em sua experiência espiritual que em seu estudo das filosofias ocidentais e do pensamento filosófico indiano.

Os ensinamentos de Sri Aurobindo partem daqueles dos antigos sábios da Índia: que por detrás das aparências do universo existe a realidade de um ser e consciência, um Si de todas as coisas, um e eterno.

A matéria pode evoluir em planta, animal e vida humana somente porque foi impulsionada por uma compulsão interior para assim o fazer. Esta mesma compulsão está presentemente impulsionando a humanidade a aspirar em direção à Supramente.

O sistema de Sri Aurobindo consiste de muitas idéias intimamente relacionadas, cada uma das quais é suportada pela coerência interna do próprio sistema, e externamente pela correspondência do sistema com a experiência histórica, filosófica e espiritual.

Em 1926, Sri Aurobindo experienciou em seu próprio corpo uma força espiritual que ele chamou Sobremente (Overmind), um nível de poder espiritual, ou consciência, acima da intuição mas abaixo do poder transformativo decisivo que ele associou a seu conceito de Supramente.

Sri Aurobindo escreveu em 1934: “A consciência da Mãe (Mira Alfassa) e a minha são a mesma, a Consciência Divina una em dois, porque isso é necessário para o jogo. Nada pode ser feito sem seu conhecimento e força, sem sua consciência – se alguém sente realmente sua (d’A Mãe) consciência, deveria saber que eu estou lá por detrás e se ele sente a minha, isso é o mesmo com a dela.

Sri Aurobindo declara: “Nossa meta não é … fundar uma religião ou uma escola de filosofia ou uma escola de Yoga, mas criar uma base e um caminho que irão trazer para baixo uma verdade maior além da mente, mas não inacessível à alma e consciência humanas”.

E também: O caminho de Yoga seguido aqui tem um propósito diferente dos outros – pois sua meta não é apenas emergir da ordinária e ignorante consciência-de-mundo para dentro da consciência divina, mas trazer o poder supramental daquela consciência divina para baixo, para a ignorância da mente, vida e corpo, transformá-los, manifestar o Divino aqui e criar uma vida divina na matéria. 

Como Sri Aurobindo notou em uma de suas cartas, seu yoga é um yoga extremamente difícil; para muitos ou para a maioria parecerá impossível. Em vista do necessário comprometimento espiritual esperado dos discípulos, nem Sri aurobindo nem A Mãe, nem os próprios discípulos, tentaram converter pessoas buscando novos discípulos, e geralmente tem evitado um perfil altamente público adotado por muitos dos grupos religiosos indianos proeminentes no ocidente.

Sri Aurobindo alertou: “Um movimento, no caso de um trabalho como o meu, significa a fundação de uma escola ou seita ou algum outro condenável non-sense. Significa que centenas de milhares de pessoas sem nenhum valor para o propósito se aproximariam e corromperiam o trabalho ou o reduziriam a uma pomposa farsa, da qual a Verdade que estava descendo, retiraria-se para segredo e silêncio. É isso o que tem acontecido às religiões, e essa é a razão de seu fracasso.”

A MÃE (Mira Alfassa) (1878 - 1973)

Artista e musicista francesa, continuadora do trabalho de Sri Aurobindo, organizou e conduziu a comunidade do Sri Aurobindo Ashram. Realizando na prática a visão do Mestre, formulou os princípios de uma Educação Integral. Em seus últimos anos, vivenciou e descreveu processos de transformação do corpo físico, descobrindo e experienciando a Consciência Celular e sua abertura e permeação pela consciência mais alta, assim desbravando um caminho para a supramentalização integral do ser.

Esteve na Índia em 1914, quando conheceu Sri Aurobindo. Retornou à França durante a 1ª Guerra Mundial e voltou definitivamente à Índia em 1920, criando juntamente com Sri Aurobindo o “Sri Aurobindo Ashram”. Em 1924, com a retirada de Sri Aurobindo a um aposento do Ashram, A Mãe tomou a direção prática da comunidade, que conduziu até sua morte. A Mãe ocupou-se em explicar o pensamento de Aurobindo aos discípulos em termos simples, ocupou-se em orientar e coordenar as diversas atividades do Ashram, e também a desenvolver um trabalho interior na busca dos ideais de Sri Aurobindo. Deixou também muitos trabalhos escritos, resultados também de suas vivências interiores.

Notas Biográficas

Nascida em Paris em 21 de fevereiro de 1878, filha de mãe egípcia e pai turco, ambos materialistas inflexíveis. Completou estudos de piano, pintura e matemática avançada. Em seus primeiros anos, experiências espontâneas levaram-na a viagens fora de seu corpo, para o passado da terra, e sem sua compreensão, levaram-na à descoberta de “vidas passadas”. Em 1897, com 19 anos, casou-se com Henri Morriset, um estudante do artista francês Gustave Moreau, e tornou-se amiga de Rodim e também de todos os grandes artistas do período impressionista. Com a idade de 26 anos, ela teve diversos sonhos com Sri Aurobindo – de quem nunca tinha ouvido falar – e tomou-o como uma “divindade Hindu”. Mais tarde fez contato com Max Theon, um caráter enigmático com poderes ocultos extraordinários, o qual pela primeira vez deu a ela uma explicação coerente de suas experiências e lhe ensinou ocultismo durante duas longas visitas à Algéria. Em 1908, com 30 anos, divorciou-se de Morisset e mergulhou no estudo de filosofia com Paul Richard, com quem em 1910 visitou Pondicherry, uma colônia francesa na Índia onde Sri Aurobindo buscou refúgio dos britânicos. Ela acompanhou Richard a Podicherry em 1914 e encontrou Sri Aurobindo pela primeira vez em 29 de março: “Ele, a quem nós vimos ontem, está na terra”.

 Ela passou um ano em Pondicherry, e então quatro anos no Japão com Richard. Retornou a Sri Aurobindo em 1920, passando pela China. Quando Sri Aurobindo “retirou-se” para seu quarto em 1926, para devotar-se exclusivamente ao “yoga supramental”, ela organizou e desenvolveu o “Ashram” a partir do nada.

 Depois da partida de Sri Aurobindo em 1950, ela fundou o “Centro Internacional de Educação” e, no decorrer de muitos anos e incontáveis conversas com seus discípulos, tentou despertá-los para a “nova consciência”. Finalmente, em 1958 ela retirou-se para seu quarto para chegar à raiz do problema: o “yoga das células” que levou-a à descoberta de uma “mente celular” capaz de reestruturar a natureza do corpo. De 1958 a 1973, ela lentamente desvelou a “Grande Passagem” para a próxima espécie e um novo modo de vida na Matéria. Esta é a Agenda (anotações). Em 1968 ela fundou Auroville, a poucas milhas de Pondicherry, como um “laboratório para a nova evolução”.

 Em 17 de novembro de 1973 A Mãe deixou o corpo.

ROLF WERNER GELEWSKI (1930 - 1988)

Dançarino e coreógrafo alemão naturalizado brasileiro, fundador da CASA Sri Aurobindo.

Desenvolveu um rico acervo de propostas educacionais, o qual integra harmoniosamente sua experiência vivencial e pedagógica na área de expressão artística aos ensinamentos de Sri Aurobindo e d’A Mãe, e constitui um meio efetivo para auto-percepção, auto-educação e educação de outros.

Nasceu em Berlim, Alemanha, em 7 de abril de 1930. Experiência marcante de infância e adolescência: a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra ocupa-se intensamente com música, pintura e poesia, até encontrar a dança. Decide-se então pela última como caminho de vida, estudando dança criativa com Mary Wigman, Marianne Vogelsang e na Escola Federal de Dança, em Berlim. Entre 1953 e 1960 é dançarino solista do Teatro Metropolitano e professor. Desde o começo de seus estudos, cria suas próprias danças, sempre apresentando-se em recitais solísticos.

Em 1960 muda-se para o Brasil, a convite da Universidade Federal da Bahia, para estruturar o Curso de Dança daquela Universidade, onde foi professor até 1975. Nesse período ocupa também os cargos de Diretor da Escola de Dança, Dirigente e Coreógrafo do Grupo de Dança Contemporânea e Chefe do Departamento de Integração e Educação Artística. Publica pela UFBa vários trabalhos didáticos para o ensino de Dança. Desde 1960 realiza recitais solísticos no Brasil, assim como apresentações no exterior. Em 1970 e 1971 trabalha como professor convidado em algumas universidades norte-americanas.

De 1967 a 1971, a convite do Goethe Institut, faz várias tournées pela Índia e pelas Filipinas. Em 1968 dá-se então seu primeiro contato direto com o Sri Aurobindo Ashram, comunidade espiritual na Índia do Sul, onde conheceu A Mãe. Este contato causou um impacto profundo em seu ser, resultando numa mudança decisiva e progressiva de sua vida. A partir de então, retorna algumas vezes ao Ashram, onde residiu durante um período.

Em março de 1971, começou a viver em comunidade com um grupo de jovens em Salvador, e é desta comunidade que nasce, em setembro do mesmo ano, uma sociedade, a “CASA Sri Aurobindo”, tendo Rolf como Presidente e ocupando a comunidade o lugar central na realização dos propósitos da CASA.

Em 1975 Rolf deixa a Universidade e passa a dedicar-se exclusivamente ao trabalho da CASA Sri Aurobindo. Sua vida torna-se a vida da CASA.

Desde 1973, Rolf escreveu e publicou pela CASA trabalhos que enfocam, particularmente, a educação, a conscientização e desenvolvimento do corpo, e a prática da interiorização e concentração. Suas atividades foram a direção da CASA, a edição da revista mensal “Ananda” e de outras publicações, entre elas as primeiras traduções das obras de Sri Aurobindo e de sua congenial companheira espiritual, A Mãe, em língua portuguesa.

Também encarregou-se do programa de expansão da Casa, realizando com o apoio constante dos colaboradores recitais solísticos de dança, cursos de concentração e interiorização, além de palestras e seminários sobre temas variados. A partir desse trabalho, foram sendo formados Núcleos de colaboradores livres em diversas cidades de muitos Estados do Brasil.

Na busca de seus objetivos essenciais, Rolf criou diversas propostas de trabalho envolvendo as diversas partes do ser (físico, vital, estético-emocional, mental-cultural e espiritual) baseadas na filosofia e Yoga de Sri Aurobindo. Estas propostas são, hoje, a base do trabalho prático da CASA, que, como Rolf, apóia-se inteiramente nos ensinamentos de Sri Aurobindo e d’A Mãe.

Neste trabalho ao longo dos anos, Rolf desenvolveu um movimento muito próprio de percepção visual a partir de fotos e gravuras em combinação com reflexões de natureza mais profunda, e lançou propostas para um treinamento e sutilização de nossas faculdades mentais e sensoriais, através do manuseio construtivo-criativo de materiais concretos.

O objetivo que se almeja alcançar é: colocar-se à serviço da Verdade e ajudar para que um número crescente de indivíduos se conscientizem da necessidade de uma nova, mais profunda e mais total visão do mundo e da vida, abrindo-se ao mesmo tempo aos ricos potenciais em si mesmos e Àquilo que, desconhecido, para sempre ultrapassa tudo o que existe.

Rolf faleceu em um acidente automobilístico em 8 de janeiro de 1988, aos 58 anos,
em Feira de Santana – BA.

Atividades

As atividades oferecidas foram combinadas e desenvolvidas por Rolf Gelewski, em forma de Cursos, Aulas Avulsas, Palestras-Aula, Palestras-Audiovisuais, Palestras-Recitais, Exposições-Recitais, Exposições, Recitais de Dança Espontânea, Trabalhos Criativos para crianças, adolescentes e adultos, Leituras-Reflexões, que consubstanciam nossos Treinamento de Instrutores, Seminários, Cursos a Orientadores e Educadores em nossas Sede, ou Grupos ou Escolas, Universidades e outros locais, atividades estas organizadas em Belo Horizonte (MG),  Salvador (BA) e nas diversas cidades onde temos nossos Grupos de colaboradores livres, por iniciativa da CASA Sri Aurobindo  ou a convite de outras entidades particulares ou públicas e ainda por iniciativas privadas.

Como Apoiar

A CASA SRI AUROBINDO
Núcleo para o Livre Desenvolvimento da Consciência
é uma associação de caráter filosófico-espiritual, sem fins lucrativos.

Para sua manutenção, contribuições e doações de pessoas físicas
identificadas com sua proposta são de importância fundamental.

Caso queira dar seu apoio financeiro, os dados da Casa são:

Banco Itaú S/A, Agência 1430 Conta Corrente 08311-1
CNPJ: 13.534.847/0001-06

Chave PIX: 13.534.847/0001-06

 Whatsapp: 31-7558.5646