CASA Sri Aurobindo - Núcleo para o Livre Desenvolvimento da Consciência

 

 

SEMANA SRI AUROBINDO 2004

A Felicidade de Poder Evoluir e Ser e Agir

Período: 22 a 25 de julho
Abertura: quinta-feira, dia 22/01, às 14:30
Encerramento:  domingo, dia 25/01, às 15:00 horas.

Local: Espaço Holístico Ponte da Felicidade,
Estrada Nazaré-Valença, Km 12 (Vila São Bernardo) - BA

Evoluir e Ser e Agir. Ao colocar diante de nós seus desafios, com uma premência tal que nos parece dizer que "a única alternativa é evoluir ou evoluir", o mundo de hoje, em seu momento de crise, talvez só esteja, de forma aguda, a relembrar-nos da luminosa realidade e possibilidade que nos apontam as palavras de Sri Aurobindo e Rolf. Com propostas de vivências simples e acessíveis a todos, nossa oficina quer representar um momento de descoberta, experimentação e atualização criativa destas potencialidades que nos são inerentes.

"A vida inteira é um secreto Yoga, um obscuro crescimento da Natureza em direção à descoberta e realização do princípio divino que está oculto nela, e que se torna progressivamente menos obscuro, mais autoconsciente e luminoso, mais autopossuído no ser humano pela abertura de todos os seus instrumentos de conhecimento, vontade, ação e vida ao Espírito dentro dele e no mundo. A mente, a vida, o corpo, todas as formas de nossa natureza são os meios para este crescimento, mas elas somente podem alcançar sua perfeição última pelo abrir-se a alguma coisa além delas. Primeiro, porque elas não são a totalidade do que o ser humano é; segundo, porque eseta outra coisa que ele é é a chave de sua totalidade e traz uma luz que desvela para ele a inteira, alta e vasta realidade de seu ser."
Sri Aurobindo

"Vemos que para cada indivíduo coloca-se como trabalho primordial o descobrir-se a si mesmo, o concentrar-se na incontestável realidade das vivências interiores, o querer o movimento para dentro e o intensificá-lo, e a prontidão de silenciosamente escutar e, no íntimo, receber e saber. Só através disto pode cada um chegar a um conhecer-se mais total, a um ter-se, e ao afirmar o existir de dimensões outras - só através disto poderemos ver a necessidade de nos abrirmos a um além e de buscarmos a participação de uma vida maior, uma existência não fechada em torno do eu pessoal, sentindo com uma nitidez cada vez mais aguda a futilidade do predominante estar voltado para os bens e os males da própria pessoa. Pois cada um - "deve achar seu próprio lugar, o lugar que só ele pode ocupar no concerto geral, e ele deve dar-se inteiramente a isto, não esquecendo que está tocando apenas uma nota na sinfonia terrestre e, no entanto, sua nota é indispensável à harmonia do todo, e seu valor depende de sua justeza - " (Mira Alfassa, A Mãe).
Rolf Gelewski

Início | A CASA | Cursos | Publicações | Yoga Integral | Biblioteca

CASA Sri Aurobindo © 2003-2012
casa_sri_aurobindo@yahoo.com.br